Novos Coletivos em Brasília

Se em outubro de 2009 a resenha do lançamento do Coletivo Esquina era intitulada “pontapé inicial”, já podemos dizer que em 2010 estamos em nossos primeiros passos firmes. Após a realização do Grito Rock Brasília 2010 no final de fevereiro – que contou com a presença de quase 20 bandas e mais de 6 mil pessoas –  e de assinar a realização de duas Noites Fora do Eixo (o próximo é nesse sexta!), o Coletivo prepara um plano de trabalho que espera movimentar ainda mais o cenário independente da cidade.

Mas a novidade é que agora não estamos mais sozinhos. Se antes dividíamos a representatividade e responsabilidade do modelo de trabalho do Circuito Fora do Eixo (CFE) apenas com o Coletivo Cultcha (Taguatinga), agora iniciativas nesse sentido em todo o DF já estão se fortalecendo logo no começo deste ano. É o caso do Coletivo Escape (voltado pro hardcore) e do Coletivo Insônia, de Samambaia.

Estréia do Coletivo Escape (13 e 14 de março)

Tendo pouco mais de duas semanas de existência, o Coletivo Escape fez seu lançamento em grande estilo. Trazendo duas bandas chilenas de hardcore (Nouvelle Gaia e Forsaken), um grupo paulista (Inkognitta), além de brasilienses como Hellena e Death Slam, o novo coletivo realizou sua estréia em dois dias de show no SEDEC (912 sul), sábado e domingo agora.

Vinculado ao também novíssimo Fora do Eixo ao Extremo (sub-circuito do CFE voltado ao punk/hardcore), o Escape surge na proposta de “promover, fomentar e direcionar os artistas e bandas locais dentro das vertentes de som pesado”, segundo palavras de Fábio Alberto, um dos organizadores do Escape e integrante da banda X Lost in Hate X.

X Lost in Hate X (Coletivo Escape). Foto por Pedro França.

“Sabemos que existem pessoas que trabalham nessa cena sem ter vínculo nenhum com as bandas, mas chega de esperar alguém pra pegar nossa cruz. O caminho é ajudar os outros para ser ajudado, por isso trabalhamos coletivamente.” diz Fábio.

O Escape é formado pelas bandas Lost in Hate, Galinha Preta e Ilustra mas está aberto a todos que quiserem colaborar de alguma forma. Já entre os próximos eventos, o novo coletivo será responsável pela co-produção do show do Granada (SP) no dia 19 deste mês.

E se alguém aí disser que em Samambaia não acontece nada, o Coletivo Insônia garante que nos próximos meses a cidade vai reclamar é de barulho. Formado por três bandas (Biônicos, Firmino e Los Quebraditos), o novo Coletivo diz que a idéia nasceu depois do Grito Rock 2010, mais especificamente após a palestra do produtor Cultural Alê Barreto (realizada na semana de eventos que precedeu o Grito Rock).

“Temos o propósito de mostrar para as bandas da cidade que com muito trabalho e força de vontade podemos fazer a cena crescer. Queremos ver novas bandas nascendo com disposição e querendo ajudar de alguma forma a cidade e assim estabelecermos um nível agradável de eventos por aqui” afirma Gilson, integrante do Insônia.

Biônicos (Coletivo Insônia). Foto por Gorfo.

O Coletivo está buscando espaços de eventos em bares da cidade e já possui parceiros de trabalho, como o estúdio New Photo, um grupo de dança e mais pessoas interessadas no crescimento cultural de Samambaia. Gilson garante que eles já tem eventos em mente, mas ainda se concentram em organizar um bom evento de inauguração.

Ainda sem organização direta como “coletivo” e  sem nomes definidos, o modelo de trabalho do CFE também tem despertado interesse de artistas no Gama, Brazlândia e Céu Azul. Parece que em 2010, pontapé não vai faltar.

Links

Lost in Hatewww.myspace.com/xlostinhatex
Galinha Pretawww.myspace.com/galinhapreta
Biônicos www.myspace.com/bionicos

Produtor Cultural Independente (Alê Barreto)
www.produtorindependente.blogspot.com
Ilustrawww.myspace.com/ilustra
Coletivo Insôniawww.coletivoinsonia.blogspot.com

Anúncios

Sobre Coletivo Esquina
O Coletivo Esquina surgiu voltado para atender o cenário musical indepentente de Brasília e também responder por um dos pontos da cidade vinculados ao Circuito Fora do Eixo.

3 Responses to Novos Coletivos em Brasília

  1. Lua says:

    que maravilha, hein gente?
    parabéns pelo ótimo trabalho!
    bjs
    Lua

  2. Gilson says:

    Muito massa essa matéria, Parabéns galera!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: