Fósforo e Monstro pelo Centro Cultural Oscar Niemeyer

Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia (GO)

Texto por Pablo Kossa

Sei que já escrevi sobre o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) anteriormente e talvez o assunto cause enfado no leitor. Compreendo. Mas sei também que descaso com o dinheiro público e espaços que deveriam ser de todos causa revolta. Por isso, me arrisco a palpitar novamente sobre esse assunto. Além disso, não posso perder a oportunidade de que o CCON está na pauta do dia e temos ainda o protesto que nós da Fósforo Cultural e nossos amigos da Monstro Discos estamos encabeçando nesse sábado, o chamado Rock pelo Niemeyer.Já  trabalhei algumas vezes no CCON, durante os espasmos de funcionamento nesses últimos quatro anos. Outras vezes, fui só para me divertir mesmo. Mas uma coisa bateu em meu peito todas as vezes que pisei no local: no meio daquela imensidão de cimento, seja debaixo do sol implacável das 14 horas, seja sob linda noite de lua cheia, senti vontade de chorar. O descaso com as instalações do centro cultural é de comover até mesmo um coração concretado. Qualquer pessoa que tenha a mínima dimensão do que significa ser cidadão se indigna com o deterioramento e a subutilização do espaço. Qualquer um que fique puto ao olhar seu contracheque e vê a fortuna descontada de imposto de renda, qualquer um que fique puto quando compra um produto qualquer e sabe que parcela significativa dele está indo para o cofre público por meio do ICMS, qualquer um que fique puto com o peso da carga tributária em nosso País sentiria o mesmo que senti. É um absurdo que tamanho volume de dinheiro público tenha sido investido ali (cerca de R$ 65 milhões!!!) e a comunidade não veja esse recurso voltando à mesma por meio de atividades culturais.

Com esse sentimento, chamamos todos agentes culturais da cidade, cidadãos conscientes e doidos afins para entrarem juntos conosco nessa luta que é o Rock pelo Niemeyer. A história vai funcionar mais ou menos assim: às 14 horas do sábado, dia 27, vamos nos concentrar na Praça Cívica. Depois, sairemos em direção ao Centro Cultural Oscar Niemeyer. Durante essa concentração, percurso e quando chegarmos no local, algumas das melhores bandas do rock independente de Goiânia estarão tocando e mostrando o quanto o rock de Goiânia é relevante esteticamente e preocupado com as questões sociais. As bandas Johnny Suxxx and the Fucking Boys, Bang Bang Babies, Mugo, Black Drawing Chalks, Gloom, MQN, Mechanics, Hellbenders e Violins se apresentarão com esse espírito. Tudo pela arte, tudo pelo espaço e nada de politicagem.

Desde que a história dessa manifestação que estamos organizando veio para a mídia, conversamos com todas as força políticas organizadas que nos procuraram. Estivemos com pessoas do PMDB, PT, PSDB, PPS, PCdoB e PP. Todos manifestaram seu irrestrito apoio à causa. E aceitamos todos apoios. Mas nunca colocamos em debate a liderança e condução desse processo. Só para deixar claro de uma vez por todas, se é que ainda existe dúvida: o movimento é conduzido pela Fósforo Cultural e Monstro Discos, certo?

Então, nesse sábado, esperamos você lá na Praça Cívica para se juntar a esse evento em prol do CCON, em prol da Cultural, em prol da participação cidadã. Pode ir a pé, de bicicleta, carro, skate ou patinete. O importante é estar presente. Não vamos dar voz a nenhum grupo político partidário. Todos apoios são mais que bem-vindos, mas o microfone será só das bandas e dos agentes culturais. Já temos o compromisso do secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, de que até julho o CCON está aberto. Isso é ótimo! E você já pode colocar aí na agenda: dia 31 de julho, último sábado do sétimo mês do ano, estaremos novamente no Oscar Niemeyer. Se o espaço estiver aberto conforme o que nos foi dito, vamos comemorar. Caso não esteja, será para outro protesto!

pablokossa@bol.com.br

Pablo é jornalista e produtor cultural
Anúncios

Sobre Coletivo Esquina
O Coletivo Esquina surgiu voltado para atender o cenário musical indepentente de Brasília e também responder por um dos pontos da cidade vinculados ao Circuito Fora do Eixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: