Conheça a Banda – Electro Domesticks

O Coletivo Esquina inaugura em seu blog o quadro Conheça a Banda. Toda semana um novo grupo ou artista será entrevistado e usará este espaço para divulgar o seu trabalho. Quem estréia o quadro, seguindo aquela tradicional cordialidade (primeiro as damas, rapaz!), são as meninas da Electro Domesticks.

Banda Electro Domesticks. Foto por: Pedro Marra

Formada em 2009, a banda mistura rock com música eletrônica e começa a se destacar nos palcos brasilienses e no Circuito Fora do Eixo. Integrantes do Coletivo Esquina, as meninas vêem mostrar com personalidade e boa música que Rock’n roll é sim coisa de mulher. “Jamais aceitaremos que nos tratem com essa diferença absurda, e vocês, que têm bandas de meninas, não aceitem. Coloquem para fora o melhor de vocês na música que fazem”, elas mandam o recado. Vale a pena ler o que essas talentosas moças têm a dizer.

A Electro Domesticks foi formada em 2009. Como teve início a banda e quais são as principais influências?

 A banda surgiu de uma conversa de bar entre amigos, uma brincadeira, com o principal objetivo de divertir e entreter. A banda tem como principal influência o Rock e Electro Rock Internacionais, como The gossip, Ting Tings, Metric, The Subways, Peaches, The Sounds. Mas sem deixar de lado as influencias nacionais também, como CSS e Copacabana Club.

 Kameni, Jana, Bilú e Juba. Quatro meninas compartilhando as experiências de se ter uma banda. Como vocês se conheceram e qual a importância da música em suas vidas?

Eu (Kameni) já conhecia a Jana. Formamos a banda e com menos de dois meses a primeira guitarrista resolveu sair. Tínhamos um show marcado – nosso primeiro show – em duas semanas, então eu comecei a procurar no orkut alguma menina que tocasse. A cada dia que passava se tornava mais difícil, então eu descobri uma garota que tocava em uma banda só de meninas, mas ela já havia vendido as coisas dela e me indicou a Bilú. Mandei um recado por meio do orkut e passei três covers para ela ensaiar. Quando ela entrou no estúdio (nosso primeiro encontro) parece que a energia já começava a se conectar, e quando ela começou a tocar eu me perguntava em pensamento, “onde é que ela estava escondida”?

Com o passar do tempo, a nossa primeira baterista saiu da banda, e mais uma vez, um show fechado em duas semanas e precisávamos encontrar alguém urgentemente. Fiquei sabendo da Juba, e sinceramente, nunca achei que ela fosse topar. Mandei um recado para ela, marcamos um ensaio, e assim como a Bilú, foi uma peça do nosso quebra-cabeça “ED” que estava faltando. “Onde ela estava”? E desde aquele dia entendemos que tem coisas que levam tempo para se encontrar, mas quando isso acontece, é uma mágica inexplicável. É lindo.

Para nós a música é uma injeção de animo, algo que nos impulsiona para frente, não importa o BPM em que é tocada. É uma inspiração que brota de dentro, e com o tempo, ela saí e contamina o resto do mundo da melhor forma possível. É muito amor, um amor de quarteto movido por notas e acordes.

Banda Electro Domesticks. Foto por: Pedro Marra

A banda é formada apenas por meninas. Como vocês vêem hoje a inserção das mulheres no cenário rock’n roll brasiliense e nacional?

Vemos muita discriminação e uma certa dificuldade, não só de se inserir, mas de tocarmos e as pessoas falarem e absorverem, ou não, o nosso som. Às vezes nos sentimos como uma atração estética e não musical, mas já estamos superando, e hoje já sabemos os lugares que nos julgam assim. Nosso comportamento e senso crítico mudaram quando percebemos que às vezes não era a nossa música que estava sendo observada. Por isso, o esforço é dobrado para conseguirmos atingir nossos objetivos. Jamais aceitaremos que nos tratem com essa diferença absurda, e vocês, que têm banda de meninas, não aceitem. Coloquem para fora o melhor de vocês na música que fazem. Acreditamos que se as meninas se unirem mais, e colocarem o talento musical nos palcos do mundo, esse preconceito começará a ser superado. Por isso, vamos lá garotas, formem bandas, pois o cenário brasiliense e nacional carece.

A Electro Domesticks faz parte do Coletivo Esquina e está começando agora a circular pelo Circuito Fora do Eixo. Como é a atuação de vocês no coletivo e qual a importância desse circuito para a banda?

Sim, a banda Eletro Domesticks é uma banda do Coletivo Esquina desde abril. A Kameni trabalha na distribuição, comunicação e ajuda no transporte das bandas circulantes. A Jana faz parte da sustetabilidade, a Bilú da distribuição e sonorização e a Juba da sonorização. Cada uma atua em uma área, mas isso não implica em ajudar em outra área se for solicitado.

O circuito é importante para banda Electro Domesticks no sentido de disseminar a nossa música em âmbito nacional de uma forma muito mais rápida do que nós imaginávamos. Antigamente, para as bandas independentes tocarem fora (se tocassem), demorava muito, ou não acontecia. Hoje em dia, o Circuito Fora Do Eixo permite que as bandas circulem, e mais, que aprendam dentro dos trabalhos realizados nas agências espalhadas pelo Brasil, como se auto gerir, pois hoje em dia, se você esperar algum renomado produtor lançar o seu trabalho, você pode morrer sentado, que é algo praticamente impossível.

Para nós, o circuito é uma escola de aprendizado único, e que só entende quem está inserido e começa a circular e trocar experiências com as bandas de todo Brasil. Entramos recentemente e com a nossa primeira viagem, para Cuiabá (cidade onde o CFE começou) em junho, já começamos a entender melhor como funciona o trabalho realizado.

A banda mistura rock’n roll com efeitos eletrônicos. Como é o processo de composição?

Antigamente os efeitos eletrônicos vinham da pedaleira da Jana, mas agora a Kameni comprou um sintetizador e estamos adaptando as músicas com a mistura Rock + Electro Rock. A composição das letras é feita pela Kameni, e quando vamos para estúdio, ela normalmente grava no celular como gostaria que a música fosse, mostra pra gente e todas nós trabalhamos para colocar a nossa personalidade em cada instrumento. No final, o resultado é a música Electro Domesticks.

Banda Electro Domesticks. Foto por: Pedro Marra

Quais os planos da Electro Domesticks em relação ao lançamento de um material? Algum disco ou EP na agulha?

Temos um show em Montes Claros dia 10 de julho e quando voltarmos ficaremos um mês trabalhando nos arranjos das músicas do nosso 1º EP, que deve sair em Outubro. Temos algumas gravações ao vivo em estúdio no nosso myspace, quem quiser conferir é só entrar: www.myspace.com/electrodomesticks .

Deixem uma mensagem para aqueles que estão conhecendo a banda agora.

Galera, quem quiser conhecer a banda nós estamos em quase todas as redes sociais. Fiquem a vontade em nos adicionar. 

Links Electro Domesticks

www.myspace.com/electrodomesticks                          www.twitter.com/Banda_ED                             www.fotolog.com/electrodomestick                   electrodomesticks@gmail.com                                                                                 Orkut: Banda ElectroDomesticks                                                                Comunidade: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=90618675

 E mais uma coisa: GAROTAS, POR FAVOR, SE UNAM E VAMOS DIVIDIR ESSES PALCOS DO MUNDO!!!! Obrigado Coletivo Esquina e obrigado, galera!!!

Beijos no coração, da banda ELECTRO DOMESTICKS

Anúncios

Sobre Coletivo Esquina
O Coletivo Esquina surgiu voltado para atender o cenário musical indepentente de Brasília e também responder por um dos pontos da cidade vinculados ao Circuito Fora do Eixo.

4 Responses to Conheça a Banda – Electro Domesticks

  1. Pingback: Cores « branco sobre branco

  2. Ricardo says:

    Sempre apostei nessa banda!!

  3. Fernando says:

    Muito bom galera…mais um projeto novo do Coletivo Esquina que vai bombar…vamo que vamo!!!

  4. Larissa Nascimento says:

    A banda do ED tem muitos diferenciais que vai ao estilo ao som. No que puder fazer para divulga-las, eu vou fazer 🙂 Porque além de gostar das meninas, acredito nas músicas delas 😀 Ótima entrevista galera do coletivo, amei (Y) (L)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: