1° Dia Móveis Convida (Oficinas e Palestras)

Texto: Fernando Jatobá

O festival Móveis Convida & Rolla Pedra teve seu início hoje com uma rodada de oficinas e palestras tratando de vários assuntos dentro do ramo musical e o Coletivo Esquina esteve lá ajudando e participando.

Hoje iniciando as 13h30 no anfiteatro 9 na Universidade de Brasília tivemos 3 temas abordados: Gestão e plano de negócios para bandas, Agenciamento, Vendas e produtos.

Primeiramente compõem a mesa, BC e  Borém da banda Móveis Coloniais de Acaju, junto de Gustavo Anitelli, o convidado, produtor da banda O Teatro Mágico. Muitas histórias, experiências e fica bem nítida a importância hoje da questão da auto-gestão dentro das bandas, a transparência e o comprometimento com o trabalho chamado “ter um banda”. Assim é passada a ideia da banda como uma empresa que precisa de estratégias e muito planejamento. Os dois lados mostram muitas semelhanças e particularidades. São dois modelos que a princípio podem parecer iguais, mas que ao longo da conversa se mostram muito diferentes em vários pontos. Há uma ótima interação e vários questionamentos do público presente, não muito grande, mas bem interessados no que estava sendo dito, onde as bandas presentes se sentem a vontade para compartilhar experiências também.

Após uma pequena pausa, Fuji, produtor da banda Móveis Coloniais de Acaju, Anderson Foca, convidado de Natal e dono de projetos como Centro Cultural DoSol, Festival DoSol e a banda Camores Orquestra Guitarrística, juntos de Bruno, outro convidado, gestor da plataforma virtual Toque no Brasil e membro do coletivo Amerê, ponto em São Paulo do Circuito Fora do Eixo. O tema agora é agenciamento e circulação de bandas. Fuji conta algumas experiências que já teve com o Móveis e deixa a palavra para Foca e Bruno. Foca relata todo seu trabalho com sua banda, os mais de 80 shows no ano, experiências, turnês, roubadas e tudo mais. Parecia mais um papo descontraído entre todos, o que deixa o público bem a vontade para interagir também com comentários e perguntas. Bruno mostra a plataforma para todos explicando seu funcionamento e o propósito do projeto. Toque no Brasil surge para facilitar o contato das bandas com os produtories do país inteiro e vice-versa, além do agenciamento dessas bandas.

Última oficina do dia com vendas e produtos. O convidado Odácio Anitelli da banda O Teatro Mágico compõe a mesa com Fábio e Borém do Móveis Coloniais de Acaju. O pessoal do Móveis mostra como funciona hoje essa parte dentro da banda e sem demorar muito, passa a palavra para o responsável pela banquinha do Teatro Mágico que chega assustar o público com os seus números, organização e estrutura. Após algumas experiências passadas e perguntas respondidas, Odácio mostra um pedaço da estrutura da banquinha do Teatro Mágico e oferece alguns produtos da banda para que todos ajudem a divulgar o material, um lema já conhecido do pessoal do Teatro Mágico, “vamos divulgar”.

Enquanto eu fazia parte dessa tarde de oficinas, outros do coletivo estavam no auditório da Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi onde aconteceram oficinas de Roadagem e produção de palco, Produção musical e Sonorização no mesmo horário.
Mais tarde, as 19h30 uma palestra com alguns convidados e o Fábio do Móveis no auditório da Livraria Cultura sobre Festivais. Experiências compartilhadas, comentários, modelos mostrados, desafios e muito mais.

Um dia completo sobre vários temas dentro da produção musical, uma pena o público, principalmente as bandas da cidade não terem aproveitado tudo isso que está sendo oferecido pelo festival Móveis Convida com entrada gratuita. Fica a dica para que a partir de amanhã todos compareçam, pois vale muito a pena, há muito o que aprender com esses caras.

Sites interessantes:
Móveis Convida – www.moveisconvida.com.br
Rolla Pedra – www.rollapedra.com
Coletivo Esquina – www.coletivoesquina.wordpress.com
Camarones Orquestra Guitarrística – www.myspace.com/camaronesorquestraguitarristica
Toque no Brasil – www.toquenobrasil.com.br
O Teatro Mágico – www.oteatromagico.mus.br
Móveis Coloniais de Acaju – www.moveiscoloniaisdeacaju.com.br

Flyer das Palestras

Flyer do Festival Rolla Pedra

Programação completa em www.rollapedra.com

 

Anúncios

Sobre Coletivo Esquina
O Coletivo Esquina surgiu voltado para atender o cenário musical indepentente de Brasília e também responder por um dos pontos da cidade vinculados ao Circuito Fora do Eixo.

5 Responses to 1° Dia Móveis Convida (Oficinas e Palestras)

  1. Babi says:

    Quem fez a arte do flyer? O desenho é muito bom! =)

  2. Thiago says:

    Esses horários não colaboram pra galera que trabalha a tarde, infelizmente.
    Mas espero que as pessoas que puderem comparecer aproveitem ao máximo e ajudem a fazer o mercado musical de brasília crescer.

  3. Felipe says:

    podia pular uma linha entre cada paragrafo e tal, fica mais facil a leitura e menos cansativa também

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: